Como escolher tinta para impressora

Na hora de comprar tinta para impressora é preciso levar em consideração uma série de fatores para adquirir o cartucho compatível com a sua máquina. Cada marca e modelo exige um cartucho ou toner diferente e o usuário precisa saber pelo menos o modelo da impressora para então descobrir qual é a tinta que ele precisa comprar.

Olhar o manual da impressora é uma das formas de descobrir o modelo correto, ou mesmo verificar a tinta que já veio com a máquina e procurar o mesmo modelo em uma loja de sua preferência. Em impressoras com jato de tinta são utilizados cartuchos, um recipiente que contém uma tinta líquida. Algumas impressoras utilizam um cartucho preto e outro colorido, outras pede quatro cartuchos, sendo um preto e três coloridos.

As impressoras a jato de tinta são as mais comuns nas casas, muito utilizadas em equipamentos multifuncionais. Mas quando o usuário tem uma impressora a laser, geralmente utilizada em escritórios que precisam de impressão de qualidade e em grande quantidade, é preciso comprar o toner que é um aparelho com tinta em pó.

Como economizar tinta para impressora

Dependendo da quantidade de impressão que você fizer, o consumo de tinta para impressora pode te forçar a ter que recarregar ou comprar novos cartuchos e tintas em um curto intervalo de tempo. Esses gastos, muitas vezes, podem pesar no seu orçamento te forçando a procurar alternativas para reduzir esses custos. Como optar por cartuchos recarregáveis, feito por empresas especializadas.

Nesses casos, o cartucho vazio é cheio de tinta novamente, poupando assim a compra de um cartucho novo que pode ser consideravelmente mais caro que o serviço de recarga. Porém é preciso tomar alguns cuidados nesse serviço, como escolher uma empresa da sua região que seja especializada. Com profissionais treinados o seu cartucho não corre o risco de queimar ou de danificar a sua impressora.

Outra forma de economizar tinta para impressora é optar por cartuchos compatíveis, que são modelos não originais que são aceitos por alguns modelos de impressora. Por ser oferecido por marcas "genéricas", há muitas dúvidas nos consumidores sobre este tipo de serviço.

O que podemos falar é que a qualidade desses produtos é garantida, tanto em cartuchos, quanto em toners, a diferença está na marca do fabricante. Por serem cartuchos mais baratos, eles ajudam o usuário a diminuir os gastos com tinta para impressora. Outra forma de economizar é usar a impressora em modo econômico, configurando as prioridades da impressão. Imprimir apenas documentos necessários também é uma forma de poupar tinta, assim como priorizar impressão em preto e branco.