Como criar uma capa de DVD profissional

Podemos dizer que as medidas oficiais das capas são equivalentes a 273 mm (largura) X 183 mm (altura) e a lombada 14 mm. Apesar destas medidas serem consideradas como oficiais é fundamental que seja deixada uma margem de segurança para o corte, pelo menos equivalente a 0,3 mm, e a isso deverá se dar o nome de sangria ou mesmo sangramento.

No tutorial que iremos ensinar a seguir não ensinaremos o usuário a utilizar nenhum tipo de software específico, já que as regras acabam se aplicando para qualquer tipo de programa desejado, seja ele no Photoshop, Corel Draw, Paint Net ou ainda outros tipos, além disto é possível se criar as suas próprias capas e utilizar os logotipos corretamente.

Veja a seguir as dicas utilizando as medidas oficiais utilizadas nos estojos de mercado para DVDs. Com isto estojo padrão utilizado para DVD é o chamado Amaray, e outros estojos são encontrados porém a medida padrão é deste tipo de estojo.

Sobre as medidas das capas

Podemos dizer que as medidas oficiais das capas são equivalentes a 273 mm (largura) X 183 mm (altura) e a lombada 14 mm. Apesar destas medidas serem consideradas como oficiais é fundamental que seja deixada uma margem de segurança para o corte, pelo menos equivalente a 0,3 mm, e a isso deverá se dar o nome de sangria ou mesmo sangramento. Caso isto possa ser feito no momento do corte a sua arte irá ser cortada na medida errada ou irá ainda ficar com as suas beiradas brancas, e assim seu trabalho é prejudicado.

É importante também procurar deixar uma margem existente de segurança equivalente a 2 mm entre o texto e a linha de corte.

Sobre a lombada

A lombada conta com um equivalente a 14 mm, e não é preciso se incluir a marca de dobra na sua arte final, mas é interessante se ter um bom desenvolvimento da capa para que a sua lombada possa ficar bastante centralizada e bonita.

Um detalhe interessante que deve ser citado é que muitas das artes muitas vezes passam despercebidas, e é a orientação do texto da lombada, este deverá ser observado inclusive em lombadas de livros, de revistas e também de embalagens diversas. Os textos existentes de lombadas deverão estar corretos no momento que o dvd ou seu livor esteja com a capa virada para cima. Certamente você irá encontrar diversos dvds oficiais com o texto invertido.

Veja a seguir as dicas utilizando as medidas oficiais utilizadas nos estojos de mercado para DVDs. Com isto estojo padrão utilizado capa para DVD é o chamado Amaray, e outros estojos são encontrados porém a medida padrão é deste tipo de estojo.

Deja tu comentario debajo