3 sinais de que é hora de fazer o conserto de aquecedor

O conserto de aquecedor a gás é um serviço que você precisa contratar sempre que verificar que algo está errado com o seu aparelho. Imagina você chegar em casa depois de um dia de trabalho, precisando de um banho quente e relaxante, mas encontra o chuveiro frio por alguma falha no aquecedor.

Mas antes de falhar, o seu aquecedor pode dar alguns sinais de que algo está errado e você precisa ficar atento para impedir que defeitos no equipamento venha a gerar riscos à saúde dos moradores da casa. Para te ajudar a identificar defeitos e procurar o conserto de aquecedor assim que eles surgirem, para impedir que o equipamento deixe de funcionar ou provoque outros problemas.

Quando buscar pelo conserto de aquecedor?

1- Temperatura irregular

Se o seu chuveiro não está mais aquecendo com a mesma potência de antes ou se a temperatura está irregular, é sinal de que algo está errado com o seu equipamento e que um técnico deverá fazer uma visita para buscar opções de conserto de aquecedor. Falhas eletrônicas ou mecânicas podem gerar problemas do fusível térmico e impedir que a água fique aquecida dentro do programado. Outras falhas também podem prejudicar o sistema de aquecimento.

2- Cheiro de gás

O aquecedor a gás não deve gerar nenhum tipo de odor para dentro do imóvel. Se você está sentindo cheiro de gás quando o aquecedor está ligado, é possível que o gás queimado esteja retornando e isso pode ser sinal de que a chaminé está mal instalada, ou que os dutos estão furados ou mal fixados. O vazamento de gás é muito perigoso e você deve chamar um técnico com urgência para verificar o sistema e fazer os devidos ajustes que venham garantir a total segurança da instalação.

3- Cor da chama e ruídos

Quem possui equipamentos mais antigos deve prestar atenção na cor da chama quando o chuveiro é ligado para verificar se há algo de anormal na cor da faísca. Qualquer sinal de anormalidade indica que é preciso chamar um técnico para fazer o conserto de aquecedor. O mesmo acontece se o equipamento apresentar ruídos diferentes. Em equipamentos com visor digital é preciso verificar se o display marca algum código de erro. Feitos com sistemas inteligentes, esses aquecedores a gás conseguem detectar falhas eletronicamente e mostrar ao consumidor o que está errado dentro do aparelho. Com o código de erro é possível conversar com o técnico e agendar a visita.