5 questões sobre assistência de aquecedor solar que você precisa saber

Há uma série de dúvidas que surgem sobre o uso e a assistência de aquecedor solar, um serviço cada vez mais necessário diante do aumento do número de consumidores brasileiros que estão trocando a energia elétrica por esta opção muito mais econômica.

Como todo produto, é comum ter algumas questões sobre os defeitos comuns e como corrigi-los, além de ser interessante ter o contato de uma empresa de manutenção para te auxiliar em todas as questões referentes a problemas técnicos. Para te ajudar com algumas dúvidas comuns, separamos as principais questões sobre este tipo de produto para que você consiga entender melhor o seu funcionamento e quando é hora de chamar uma assistência de aquecedor para fazer a visita técnica de conserto ou prevenção de problemas.

Entenda mais sobre o funcionamento e a assistência de aquecedor solar:

  1. Qual é o posicionamento ideal para as placas?

A escolha do local ideal para a fixação das placas coletoras vai depender de um estudo prévio para fazer o projeto de instalação. É importante que o local seja analisado para definir a posição exata e a inclinação.

  1. Terei água aquecida nos dias nublados e chuvosos?

As placas coletam calor suficiente para armazenar água quente por bastante tempo. Mas em épocas mais frias do ano e com alta incidência de chuvas, será necessário utilizar um sistema diferente de energia, como a elétrica ou a gás.

  1. O aquecimento funciona durante a noite?

Sim, o reservatório mantém a água aquecida. Logo, é possível sim aproveitar a água quente produzida pelo aquecimento solar durante a noite.

  1. Como mantenho as placas sempre limpas?

As placas coletoras são as peças principais do sistema, logo precisam passar por manutenções e limpezas para impedir que o calor do sol deixe de ser transformado em energia. Contar com a ajuda de uma empresa de assistência de aquecedor solar é muito importante.

  1. Como deve ser a manutenção e assistência de aquecedor solar?

A maioria das marcas oferecem até 30 anos de durabilidade do produto. Mas isso não significa que você não tenha que fazer manutenções periódicas. Através das visitas técnicas é possível identificar problemas antes que eles surjam, fazendo as devidas correções.

Vazamentos, reposicionamento das placas, entre outros serviços são essências para manter o aquecimento solar no seu imóvel. Mas não é só isso, em casos de defeitos graves, uma empresa de assistência de aquecedor solar deve ser chamada para resolver as dificuldades e fazer o sistema funcionar novamente.