Aquecedores Rinnai: são seguros? Vejam como eles funcionam

Quem procura aparelho para aquecimento de água a gás já deve ter ouvido falar nos aquecedores Rinnai, a marca líder do segmento que oferece uma grande quantidade de modelos para residências, comércios e indústrias. Os aquecedores de água são aparelhos elétricos que servem para substituir a energia elétrica no aquecimento de chuveiros e torneiras. O sistema oferece uma água em temperatura agradável e totalmente seguro. O funcionamento acontece através do gás natural encanado, um serviço disponível em diversas regiões brasileiras que já faz parte dos novos empreendimentos comercializados nas grandes cidades do país. Os imóveis com o sistema de aquecimento dispensam a instalação de rede elétrica de 220 volts em banheiros, exigindo que o proprietário tenha um aquecedor para ligar no encanamento hidráulico.

Como funcionam os aquecedores Rinnai

Os aquecedores Rinnai são desenvolvidos com alta tecnologia e seguem os padrões de segurança estabelecidos por órgãos reguladores. Os modelos comercializados pela empresa são do tipo gás de passagem, pequenos aparelhos que aquecem a água imediatamente assim que o registro é ligado. A água passa pela área interna do equipamento e é lançada na tubulação até que chegue ao ponto que foi aberto.

Este é o tipo de aquecimento mais comum no Brasil e tem regras de instalação estabelecidas pela norma 13.103 da NBR. Seguindo todos os cuidados, o consumidor terá água quente em uma temperatura confortável economizando energia e preservando o meio ambiente. O que aquece a água é o processo de queima do gás natural, durante essa reação química o oxigênio da atmosfera é sugado pelo aquecedor – que precisa ser instalado em um local ventilado  e pela saída ele lança os gases quentes gerados durante a queima. Os aquecedores Rinnai possuem capacidade para aquecer de 8 litros por minuto a 25 litros por minuto, verifique qual é o melhor modelo para sua residência ou comércio.

Aquecedor é seguro?

Quem não conhece o sistema de aquecimento a gás pode ter algumas dúvidas sobre a sua segurança, já que o gás encanado não está disponível em todas as cidades brasileiras e por isso ainda é desconhecido. Mas o aquecedor de água só não será seguro se não for instalado corretamente, por isso é essencial contratar uma empresa do ramo para te ajudar a escolher o modelo ideal e para fazer a instalação desse aparelho seguindo as instruções na montadora. A Rinnai entrega junto com seus aparelhos o manual de instalação e também o disponibiliza no site, mas para garantir que ele estará ligado corretamente a presença de um profissional especializado é indispensável.